Notícias

Nota de pesar – Dourivan Nepomuceno Marinho: a matriarca dos Cartórios da Região Sul do Maranhão

A atividade extrajudicial do Maranhão perdeu, nesta segunda-feira (25), uma profissional que era referência na atividade notarial e registral, bem como uma pessoa que conquistou a unanimidade entre os colegas, por seu carisma e amabilidade. Dourivan Nepomuceno Marinho, titular do Cartório de Ofício Único de Governador Edson Lobão, desde 18 de dezembro de 2009, faleceu precocemente aos 55 anos. Apelidada pelo(a)s colegas como a ‘matriarca dos Cartórios da Região Sul do Maranhão’, a titular foi uma das grandes responsáveis a implementar a Regularização Fundiária na região e assim contribuir diretamente com o desenvolvimento da cidade onde escolheu para desenvolver o seu melhor.

Natural de Olho d’Água das Cunhãs, Maranhão, Dourivan viveu por muitos anos em Imperatriz, até se mudar para a capital São Luís para iniciar sua trajetória profissional.

Formada em direito, Dourivan trabalhou no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão por alguns anos, até passar no concurso para assumir o Cartório de Ofício Único de Governador Edson Lobão.

Já à frente da serventia de Edson Lobão, Dourivan contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade através da Regularização Fundiária na região. Por conta disso, é considerada por colegas e amigos da atividade como “Matriarca dos Cartórios da Região Sul do Maranhão”.

Por meio de depoimentos de colegas e amigos, é possível entender o tamanho da importância de Dourivan para a atividade extrajudicial maranhense:

“Matriarca dos Cartórios da região sul do Maranhão. Dourivan foi a pioneira em implementar a regularização fundiária rural na região. Ela era dedicada, honesta e justa. Um exemplo de tabeliã e registradora para todos na região sul do Maranhão. Respeitada, estudiosa, sempre disposta a ajudar a todos, não importava quem. Se dedicava a cada caso como se fosse o seu. Acolhedora, humana, amada pelos amigos, família e pela comunidade. Para as colegas próximas, ela sempre foi agregadora, responsável, engraçada e esteio. Para mim, uma irmã, mãe, amiga de todos os dias. Nossa matriarca partiu, mas nos deixou um legado de justiça, seriedade, dedicação e abrigo” – Vanessa Diniz Mendonça Miranda, titular da Serventia Extrajudicial de Davinópolis.

“Profissional dedicada. Durante sua trajetória como titular de Édson Lobão contribuiu para o desenvolvimento da cidade por meio da Regularização Fundiária. Como colega de profissão impecável em seu trato. Sempre com doçura e firmeza em suas palavras estava sempre à disposição para nos auxiliar” – Ana Cristina Duarte Pereira Murai, titular da Serventia Extrajudicial de Sitio Novo.

“É difícil falar sobre a partida da Dourivan… Sempre tão presente no dia a dia, uma profissional ímpar. Um exemplo de garra e dedicação à atividade extrajudicial. Foi a pioneira na regularização fundiária do Maranhão.   Fomentou a união das titulares da região. E nunca se deixou abater. Sempre ajudava os colegas como se o problema fosse dela, não parava até encontrar uma solução. Quantas dificuldades não foram solucionadas por sua mente perspicaz e incansável. E com imensa tristeza que me despeço da amiga e companheira do dia a dia. E que deixa um legado de união que será sempre seguido e lembrado” – Juliana Alves Oliveira Silva, titular da Serventia Extrajudicial de Cidelândia.

“‘Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim’ – (Galatas, capítulo 2, versículo 20). A Dourivan era uma dessas raras pessoas que se preocupava com o outro. Na sua função pública, o que mais a alegrava era ajudar, era servir e poder entregar algo diferente do comum. Sua alma era grande, tão grande que não coube nesse mundo, teve que partir… Ficar perto do nosso Senhor e, de lá, continuar sua missão de engrandecer a classe dos delegatários e continuar a atuar no invisível em prol da humanidade. Deixará saudade seu sorriso doce, sua mão de ajuda fácil, sua amizade, sua presença iluminada. Ela nos deixou ensinamentos preciosos. Nunca esqueçamos deles. Que sua luz e seus ensinamentos não pereçam jamais. Vá em paz amiga!” – Ticiany Gedeon Maciel Palácio, juíza auxiliar da CGJ/MA e amiga de Dourivan.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (ANOREG/MA), por meio de seu presidente Devanir Garcia, aproveita a oportunidade para prestar suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas, e presta suas homenagens a Dourivan Nepomuceno Marinho, reconhecendo sua importância para a atividade extrajudicial maranhense.

“Tivemos uma perda irreparável na classe notarial e registral maranhense! A colega e amiga Dourivan era uma daquelas pessoas que impactam positivamente o ambiente por onde passa. Considerada por todos como exemplo em dedicação e esmero em tudo o que faz! Não por outro motivo que foi precursora em regularização fundiária em seu município de Governador Edison Lobão, quando ainda pouco se falava do assunto. Amável e sempre disponível a todos que a ela solicitavam auxílio ou opinião. Deixou um legado grandioso para a nossa atividade e tenho certeza que as sementes por ela plantadas germinarão e continuarão a dar frutos! Vai com Deus querida amiga Dourivan! Obrigado por cada ato praticado em prol da população do nosso estado!” – Devanir Garcia, presidente da ANOREG/MA.

Fonte: Assessoria de Comunicação ANOREG/MA