Notícias

TJMA realiza sessão de abertura do Ano Jurídico 2024 e dá posse a novos desembargadores e juízes

Na manhã desta quarta-feira (24), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou a abertura do Ano Jurídico com a presença de autoridades municipais e estaduais, no plenário da Casa, em sessão solene conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten. A sessão teve como objetivo, além de iniciar os trabalhos do ano de 2024, empossar os 11 juízes de Direito aprovados em concurso público, julgar processos da pauta administrativa e dar posse a três novos desembargadores.

Em sua fala de abertura da sessão, o presidente do TJMA, Paulo Velten, destacou a importância do Tribunal para o sistema jurídico no Maranhão: “O Tribunal de Justiça do Maranhão possui atualmente uma infraestrutura suficiente para suportar a superestrutura de serviços públicos, proporcionando uma prestação jurisdicional íntegra, célere e efetiva, indispensável para a garantia dos direitos, a segurança dos cidadãos, o desenvolvimento econômico e a paz social em nosso Estado. Não há dúvida, estamos no caminho certo! Precisamos agora aumentar a velocidade e julgar mais processos”.

Em seguida, os desembargadores do Tribunal participaram de uma votação para empossar três novos desembargadores, escolhidos com base nas notas dadas e recebendo posse pelos critérios de antiguidade e merecimento. Ao final, foram empossados Márcia Chaves e Nilo Ribeiro Filho, pelo critério de merecimento, e Oriana Gomes, por antiguidade.

Além disso, 11 novos juízes aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 01, de 26 de abril de 2022, tomaram posse: Julyanne Maria Ribeiro Bernardo, Vinicius Sousa Abreu, Marco Antonio Abritta Junior, Thiago Ferrare Pinto, Amanda Costa Thome Travincas, Marilia Nobre Miranda, Camila Beatriz Simm, Fabiana Moura Wild, Daniel Luz e Silva Almeida, Lorena Santos Costa Placido, Leandro Francisco Ambrósio e Bruna Heloisa Ventruscolo.